1.2 - Como ler e gravar informação em um arquivo .INI

Para acessar arquivos INI não é necessário ler e interpretar o conteúdo do arquivo linha a linha. Por isso não devemos utilizar os comandos básicos de edição de arquivo de texto que explicamos no módulo anterior. O sistema operacional e as linguagens de programação oferecem funções específicas para realizar as operações de leitura e gravação em arquivo INI, essas funções estão dentro de um conjunto maior de funções chamado API do Windows. As duas funções utilizadas para ler e gravar conteúdo em arquivos INI são respectivamente GetPrivateProfileString e SetPrivateProfileString.

Ao invés de ler todo o arquivo e analisar linha a linha, por meio das funções da API do Windows, seu programa de computador só precisa executar um único procedimento para ler ou gravar informações de um arquivo INI.

Ainda, se a linguagem de programação for bem moderna, provavelmente ela incluirá funcionalidades semelhantes a estas, que também tornará seu trabalho de manipulação muito fácil.

Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil entender. Vamos considerar que o arquivo de configuração chama-se “config.ini” e que ele está localizado na pasta “c:\programa”. Vamos considerar que o conteúdo dele é o apresentado no item 1.1:

Arquivo exemplo: “c:\programa\config.ini”

Para ler o valor do IP do servidor do arquivo INI usaríamos, hipoteticamente, o seguinte comando:

Copyright © 2014 AIEC.