Em um arquivo CNAB:
- Só podemos ter uma linha (um registro) do tipo 0 (header de arquivo) que é a primeira linha do arquivo. Somente a primeira linha pode ser do tipo 0. Sempre a primeira linha tem que ser do tipo 0. Se um arquivo contiver outra linha com o identificador 0, então o arquivo é considerado inválido (erro de layout de arquivo).
- Só podemos ter uma linha do tipo 9 (trailer de arquivo) que é a última linha do arquivo. Somente a última linha pode ser do tipo 9. Sempre a última linha tem que ser do tipo 9. Se um arquivo contiver outra linha com identificador 9, então o arquivo é considerado inválido (erro de layout de arquivo).
- Cada lote (tipo de registro) deve possuir, obrigatoriamente uma linha com identificador 1, depois várias linhas que com identificadores 2 ou 3, depois várias linhas com identificador 3, e depois uma linha com identificador 4 ou 5. A primeira linha do lote sempre possuirá identificador 1 e a última linha do lote sempre possuirá identificador 5. Se o lote começar com linhas cujo identificador seja 2, 3, 4 ou 5, então o arquivo será considerado inválido. Cada lote só pode conter um único tipo de serviço bancário.
- Dentro de um lote, só pode haver uma linha tipo 1, uma linha tipo 2, uma linha tipo 4 e uma linha tipo 5, mas dentro do lote pode haver uma ou até milhares de linhas tipo 3.
- Caso o arquivo contenha mais de um tipo de operação, haverá um conjunto de linhas de lote para cada um dos tipos de operação presente.
- Somente as linhas do tipo 3 contém os dados das operações bancárias, as demais linhas são usadas apenas para controle, validação e identificação da empresa que emitiu o arquivo CNAB.
Copyright © 2014 AIEC.