3.2. Que caracteres são aceitos no formato CNAB 240?
O nome CNAB 240 significa que cada linha tem exatamente 240 caracteres. É nesse espaço de 240 caracteres que todas as informações de cada tipo de linhas têm disponíveis. Cada linha não pode ter nem mais nem menos que 240 caracteres, mas exatos 240.
Na maioria dos tipos de informações você verá que há espaços que não são utilizados. Esses espaços devem ficar em branco.
Em termos de caracteres, basicamente somente são aceitas as letras (sempre em maiúsculo), números e os demais símbolos do teclado (como o @, #, &, % etc.), letras acentuadas ou cedilha não são aceitos. Os números não aceitam pontuação, marcação de decimal, milhar ou símbolo monetário.
Dessa forma, as informações precisam ser adaptadas para serem representadas corretamente. Essas são adaptações que precisamos fazer:
- Campos do tipo data: precisamos excluir as barras; dias e meses menores que 10 precisam ter o caractere zero à esquerda. Dessa forma, a data 1/3/2014 é representada como 01032014 no arquivo. Quando nosso programa ler esse tipo de informação, precisaremos adicionar as barras para formatar corretamente o campo como data.
- Campos do tipo decimal: campos decimais (como valores, moedas) não podem conter vírgula ou ponto, ainda, precisam conter zeros a esquerda conforme a largura do campo. Imagine um campo com 12 posições, para representar o valor de R$ 1.234,56 nesse formato, teremos: 000000123456. Quando nosso programa ler esse tipo de informação, precisaremos dividir o valor numérico por 100 para calcularmos corretamente o valor numérico original.
- Campos do tipo texto: sempre com letras em maiúsculas, sem letras acentuadas ou cedilha, com espaços em branco à direita. Portanto, um campo com 20 posições para o nome da cidade, sendo a cidade de nome “Brasília”, ficaria assim armazenada: “BRASILIA “.
Copyright © 2014 AIEC.