5 - Controle de erros

O CNAB utiliza vários campos nos registros detalhe de retorno e trailers de lote e de arquivo para controle de erros de operação. Vamos ver alguns exemplos:

5.1. Exemplo 1 – Registro detalhe – Segmento U

Para títulos de cobrança, há o envio de um registro detalhe do tipo Q (no arquivo de remessa). Para todos os títulos, o banco deverá devolver um outro arquivo (retorno). Esse arquivo de retorno conterá um registro do tipo Q para cada registro do tipo U processado.

Ocorrendo algum erro no processamento do título, haverá no registro de retorno tipo Q, no campo “código da ocorrência”, que fica entre a posição 154 a 157 da linha, a informação do ocorrido. São exemplos de códigos que anunciam erro no processamento:

Todos esses motivos acima indicam que a cobrança não será feita, portanto cancelada. A empresa receberá essa informação no arquivo retorno a fim de poder, posteriormente, entrar em contato com o cliente para sanar dúvidas. Sendo assim, todas as informações de retorno devem poder ser analisadas pelos operadores do sistema da empresa, de modo que seja possível identificar problemas e tomar ações corretivas.

Copyright © 2014 AIEC.