Conforme já informado quando falamos de registros de trailer de reader e de arquivo, esses registros totalizam a quantidade de linhas do arquivo, quantidade de itens detalhe por lote, valor total do processamento do arquivo e valor subtotal do processamento de cada lote.
É de boa praxe que os desenvolvedores de sistemas utilizem essas informações para certificar que nenhuma linha foi inserida, alterada ou excluída.
Isso é feito pela contagem à parte via programação dos mesmos valores e quantitativos. O seu sistema, durante o processamento das linhas de registro detalhe, deve guardar em variáveis de memória os subtotais, totais e quantitativos de registros. Esses valores devem ser comparados com os valores informados nos registros de trailer de lote e de arquivo. Havendo qualquer divergência encontrada, significa que provavelmente o arquivo transmitido foi alterado ou corrompido. Isso pode acontecer por problemas de comunicação de rede, por exemplo. Portanto, se houve divergência de valores, todas as operações devem ser canceladas.
O sistema deve ser capaz de desfazer operações, o que em banco de dados chamamos de “Roll-back” (voltar para trás).