c) Padrão DOCX
O padrão DOCX surgiu com o Ms Word 2010 e hoje estamos com as versões Ms Word 2013 (que é instalada localmente e o Ms Word 365 (que é acessado 100% via web). É interessante lembrar esse novo conceito de software pago: você pode pagar por uma licença de uso permanente (modelo padrão – Office 2013) ou pagar mensalmente pelo uso (ideia de aluguel de software – Office 365).
Outra importante funcionalidade do segundo modelo é que seu software e seus arquivos ficam disponíveis em qualquer lugar da Internet, ou seja, onde quer que você esteja, de qualquer micro ou dispositivo móvel com acesso à Internet, você poderá ver e editar seus arquivos.
Além disso, o Office 365 permite o compartilhamento de arquivos (você diz quem pode ler e quem pode editar) e permite também a edição simultânea: duas pessoas trabalhando em partes diferentes do arquivo. Se necessário, você pode salvar o arquivo localmente nos diversos padrões suportados pelo Ms Word. Voltando a falar do padrão DOCX, ele é uma forma compactada de informação em XML sobre os documentos.