c) Padrão DOCX

O padrão DOCX surgiu com o Ms Word 2010 e hoje estamos com as versões Ms Word 2013 (que é instalada localmente e o Ms Word 365 (que é acessado 100% via web). É interessante lembrar esse novo conceito de software pago: você pode pagar por uma licença de uso permanente (modelo padrão – Office 2013) ou pagar mensalmente pelo uso (ideia de aluguel de software – Office 365).

Outra importante funcionalidade do segundo modelo é que seu software e seus arquivos ficam disponíveis em qualquer lugar da Internet, ou seja, onde quer que você esteja, de qualquer micro ou dispositivo móvel com acesso à Internet, você poderá ver e editar seus arquivos.

Além disso, o Office 365 permite o compartilhamento de arquivos (você diz quem pode ler e quem pode editar) e permite também a edição simultânea: duas pessoas trabalhando em partes diferentes do arquivo. Se necessário, você pode salvar o arquivo localmente nos diversos padrões suportados pelo Ms Word. Voltando a falar do padrão DOCX, ele é uma forma compactada de informação em XML sobre os documentos.

Veja que interessante: o Word (e demais produtos do Office) agora não utilizam mais informações binárias, mas sim, informações em XML! Com isso, temos acesso total ao conteúdo dos arquivos, fica muito mais fácil manipular diretamente os arquivos, sem a necessidade de componentes interpretadores (vamos exemplificar mais adiante).
Copyright © 2014 AIEC.