2.1 - Como um programa pode manipular um arquivo DOC ou DOCX
As manipulações mais comuns que um programa pode fazer em um documento de texto são:
- Ler todo o conteúdo de um documento para salvá-lo dentro do banco de dados a fim de possibilitar pesquisas sobre o documento. Exemplo: Em um sistema SIGAD, ler o conteúdo e guardá-lo em tabelas de pesquisa.
- Criar documentos a partir de modelos pré-concebidos. Exemplo: suponha que você trabalhe em uma Imobiliária e você tenha um modelo de documento para elaborar um Contrato de Aluguel. A partir das informações cadastradas no sistema sobre o dono do imóvel, os dados do imóvel, os dados do locatário e os dados da locação, o sistema poderia produzir automaticamente o contrato com todas as informações pré-cadastradas.
- Criar documentos automaticamente, a partir de conteúdo pré-definido no banco de dados. Exemplo: suponha que sua empresa possua uma base de dados com o nome e endereço de 1.000 clientes e que ela queira mandar uma mensagem de Natal padronizada para todos os clientes. O sistema poderia ler os dados de todos os clientes e a partir de um modelo de documento, criar e imprimir todas as 1.000 cartinhas automaticamente.
Quanto à programação em si, lembre-se de quando falamos de arquivos INI e XML, que era muito mais fácil manipular os arquivos por meio de componentes do que diretamente (como fizemos em arquivos TXT), lendo linha a linha.
Copyright © 2014 AIEC.