2.3 - Padrão para ODT – OpenDocument ou Documento Aberto

Assim como existe o pacote de escritório (Office) da Microsoft que incorpora o Ms Word como editor de texto, existe também pacotes de escritório gratuitos, como o Apache OpenOffice e o LibreOffice.

Todos os pacotes Office citados são compatíveis com o formato ODF (Open Document Format). Os documentos ODF, assim como a nova versão dos programas Ms Office, utilizam arquivos compactados no formato XML. Os novos formatos são muito semelhantes, dessa forma, o que falamos anteriormente sobre o DOCS se aplica quase que totalmente para o ODT.

Assim como o formato XLSX é semelhante ao formato ODS e o formato PPTX semelhante ao formato ODP. Na verdade, todos esses arquivos são semelhantes entre si, são apenas atributos internos de formatação que define se o documento é um texto, uma planilha ou uma apresentação.

As principais extensões para os arquivos ODF são:

A vantagem do ODF é que ele não está vinculado a nenhum conjunto de programas de escritório. É um padrão aberto que qualquer empresa pode implementar nos seus programas. O OpenOffice usa o formato ODF como formato padrão de documentos. A maioria dos outros processadores de texto modernos também tem a capacidade de importar e exportar arquivos no formato ODF.

O formato ODF foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações, sendo possível acessar livremente as respectivas especificações. Isto significa que o ODF pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto ou não, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de pagamento ou estar sujeito a uma licença de uso restrito. Saiba+

ODF

ODF (Open Document Format ou documento de formato aberto) é um formato padrão internacional ISO para documentos de escritório, criado em 2006.

X
Copyright © 2014 AIEC.