5.2 - Como manipular documentos digitalizados.
A manipulação de documentos digitalizados é algo bastante complexo. Dependendo do objetivo do seu programa, essas seriam algumas das operações possíveis em documentos digitalizados:
5.3 - Padrões de arquivos PDF e TIFF digitalizados
Há várias formas de você configurar um scanner para produzir um arquivo PDF ou TIFF. Entre as opções mais importantes temos:
| A) Quanto ao tipo de imagem | b) Quanto à resolução | |
|
O tipo de imagem está relacionado com a quantidade de cores que o documento digitalizado irá produzir. Quando maior a quantidade de cores, melhor fica a imagem, entretanto, maior também será o arquivo digitalizado. As opções possíveis são:
|
A resolução está relacionada ao quanto de informação se tem em uma determinada área. Quando maior a resolução melhor a qualidade. Mas muita resolução também produz um arquivo muito grande. As opções possíveis geralmente vão de 50 a 10.000 DPI, mas os valores que mais utilizamos são os abaixo:
|
O colorido é ideal para digitalizar imagens coloridas como documentos contendo gráficos ou fotos. Nesse formato o arquivo fica maior do que nos formatos seguintes.
XÉ uma opção intermediária para digitalizar documentos. Cores são transformadas em tons de cinza e o resultado é um arquivo menor que a opção anterior. Ideal para quando se tem fotos e imagens cuja informação sobre cores não é importante para o registro do documento. Este é o padrão mais utilizado para documentos SIGAD.
XPreto e branco é o formato mais simples, resultado ruim para imagens ou gráficos. Formato ideal para documentos do tipo texto puro. É o que gera o menor arquivo dos três.
XProduz o menor arquivo das opções citadas, produz um bom resultado para arquivos que são apresentados na tela, mas um resultado ruim para arquivos impressos.
XProduz um arquivo de tamanho intermediário entre as opções citadas, tem boa qualidade para apresentação em tela e qualidade moderada quanto impresso.
XProduz arquivos grandes, excelente qualidade para documentos apresentados em tela e ótima qualidade para documentos impressos. Esse é o padrão mais utilizado para documentos SIGAD.
XProduz arquivos gigantes, utilizado raríssimamente, somente quando se precisa obter o máximo de informação. Nunca é utilizado para documentos do tipo texto. Só é útil para digitalização de fotos e imagens.
X