Há muitas formas de os sistemas alertarem ou comunicarem informações a seus usuários. Destas formas, enviar e-mails é a mais comum delas. Hoje em dia, é muito comum encontrarmos programas que enviam e-mails. Normalmente, esses e-mails contêm mensagens de alerta sobre determinada questão. Veja alguns exemplos de uso prático de programas que enviam e-mails:
Muitas dessas mensagens são automáticas e não temos a opção de simplesmente não aceitá-las ou ignorá-las visto que o bom andamento do programa depende de uma ação sua.
As regras de negócio dos sistemas ditam a necessidades de eventuais comunicações com os usuários, como as citadas anteriormente. Cabe ao programador implementar o sistema de comunicação para que os usuários sejam devidamente comunicados. A arquitetura do sistema e os recursos técnicos disponíveis na organização onde o sistema funcionará defira características tecnológicas de como o sistema deverá funcionar.
Para um programa ser capaz de enviar e-mail é necessário que o programa tenha um serviço de e-mail associado a ele. Isso pode ser feito de diversas formas, vamos ver algumas delas: