Quando acessamos um site, este site não envia para nosso navegador um arquivo para ser aberto, mas sim informações que são transmitidas pela rede de dados e entre no nosso computador por meio de um protocolo denominado HTTP.
| Já dentro do computador, o sistema operacional direciona as informações para o software navegador (que interpreta o conteúdo HTML vindo pelo protocolo HTTP), que então apresenta o conteúdo na tela. |
![]() |
O conteúdo original poderia não ser um arquivo HTML, mas sim um programa Web que gerou um código HTML para o usuário final. Mesmo assim, a página que vemos na tela pode ter seu conteúdo salvo em um arquivo local para futuro acesso. A forma nativa de salvar o conteúdo é o formato HTML. Entretanto, também podemos salvar o conteúdo de uma página de Internet em formato PDF por exemplo. Porém, somente o formato HTML preserva todas as informações originais. Exemplo.
Se você salvar um arquivo no formato PDF ele terá as dimensões exatas de uma página impressa (formato A4 retrato, por exemplo), já em formato HTML o conteúdo pode se adequar a qualquer tamanho de tela, formato ou resolução.
X