A primeira linha do arquivo HTML se chamada DOCTYPE. O Doctype avisa aos navegadores, robôs de busca, leitores de tela e outras coisas que tipo de documento é aquele. Existem outros códigos que podemos carregar, por exemplo XML. Por isso o Doctype avisa aos outros sistemas para que ele saiba como se comportar ao ler o código.
|
Depois começamos com a tag (marcação) HTML. Isso quer dizer que tudo o que estiver entre as tags <html></html> é escrito em HTML. Ao lado da palavra HTML tem um atributo chamado “lang”, que indica qual o idioma do texto. Esse atributo facilita a tradução por sistemas tradutores e o ajuste de caracteres acentuados. Logo após a tag <html> temos a tag <head>. Na tag “head” nós indicamos o título do documento e a tabela de caracteres que o browser deve usar para apresentar seu texto. De acordo com os padrões de idioma, os caracteres podem possuir formatos especiais, daí a necessidade de especificar o código do idioma. |
A tag <title> é muito importante. É com ela que você indica o título do documento. O Google e outros sistemas de busca utilizam essa tag para indicar em suas buscas o título da página. Isso é muito importante para que o documento apareça bem representado nas buscas.
Logo depois da tag de fechamento </head> começamos a tag <body>. Dentro deste elemento é que vamos escrever todo o código HTML do conteúdo da página Web.