2.2 - Arquivo MP3

O MP3 basicamente é um formato de compressão de áudio. Ficou popular por ser um formato de compressão com perdas de qualidade quase imperceptíveis ao ouvido humano.

O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas). O ouvido humano consegue captar frequências de 20 Hz até 20 kHz.

O formato padrão de arquivos MP3 é de 128 kbps, que representa cerca de 90% de redução do arquivo de som (quando comparado com o WAV/PCM), ou seja, cada minuto de áudio em formato MP3 ocupa apenas 1 MByte de espaço em disco.

O máximo de qualidade de um arquivo MP3 é 320 kbps (cerca de 2,3 MBytes por minuto de áudio). Ainda, temos os formatos intermediários de 192 kbps e 256 kbps, cuja escolha depende da relação custo-benefício desejada, onde o tamanho do arquivo pode ser reduzido em detrimento da qualidade/fidelidade do som. Um CD-R comum pode armazenar mais de 12 horas de áudio em MP3 de 128 kbps.

Copyright © 2014 AIEC.