2.3 - Arquivo MID (ou MIDI)
MIDI (Musical Instrument Digital Interface) na verdade não é um tipo de arquivo de áudio. É um protocolo de comunicação entre um instrumento eletrônico e um módulo ou um hardware. Ele geralmente é utilizado para definir componentes do sistema, como “controlador MIDI”, “interface MIDI”, “conector MIDI” etc.
O arquivo MIDI não contém dados de áudio, e sim instruções de como produzi-lo. Instrumentos, notas, ritmos, intensidades etc., como se fosse uma partitura musical. Todas essas instruções serão lidas por um sintetizador (software ou hardware) para que sejam executadas.
O Windows possui um pacote de sons MIDI. É por este motivo que ele pode ser executado no Windows Media Player, como se fosse um arquivo de áudio. Porém, se você utilizar este mesmo arquivo MIDI em um sintetizador, os sons gerados serão os desses equipamentos. Ou seja, a música pode ser a mesma, mas o som será diferente. O formato MIDI também não comporta voz humana, somente instrumentos eletrônicos. Muitas pessoas produzem música por meio de softwares sintetizadores MIDI.
Um exemplo de utilização do MIDI é um teclado de piano digital ligado ao PC, que por sua vez executa algum software de sintetização, transformando os toques nesse teclado (que não possui som nenhum, geralmente) em sons de Pianos e outros instrumentos.