3 - Tipos de codificadores

Há três tipos de codificadores (codecs):

1. Sem compressão

Nestes codecs as informações são armazenadas exatamente como são recebidas, então os arquivos gerados são bem grandes, pois não há compressão de informações. Algumas vantagens de codecs que não usam compressão de dados é que eles exigem pouco poder de processamento e são ótimos para edição. A principal desvantagem é que os arquivos gerados por estes codecs ocupam muito espaço. Exemplo: PCM e AIFF.

2. Compressão sem perdas

Com estes codecs é diferente. As informações são comprimidas e os arquivos gerados são bem menores do que os originais. Uma grande vantagem deles é que nenhuma informação é perdida, então quando você quiser usar outro codec a qualidade será preservada, pois a informação processada pelo decodificador é a mesma recebida pelo codificador. A média de compactação desses codecs é de 40 a 60%. Exemplo: APE, M4A, FLAC, WMA e Squish. Uma tabela comparativa de codecs sem perda pode ser vista aqui: http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Lossless.

3. Compressão com perdas:

Neste tipo de codec parte das informações recebidas pelo codificador são descartadas para diminuir o tamanho do arquivo. Bons codificadores descartam informações que geralmente não são percebidas pelos sentidos humanos. Estes são os codecs mais utilizados hoje, mas não são muito usados para uso profissional. Os arquivos gerados por estes codecs são geralmente os menores e o poder de processamento requerido é quase sempre maior que os requeridos pelos codecs sem-compressão. Quando o codec é muito complexo, chega a necessitar mais poder de processamento que os codecs onde há compressão sem perdas. A média de compactação desses codecs é de 25 a 90% Exemplo: MP3, AAC, OGG e Vorbis.
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