Editoração de vídeos, vídeos em 3D, vídeos de CAD, simuladores, jogos, filmagem, cinegrafia, vídeo-aulas, reuniões com vídeo conferência, são alguns dos milhares de usos para o novo potencial dos vídeos do século 21.

Da mesma forma que tratamos de áudio analógico e digital, os sistemas e arquivos de vídeo possuem o mesmo tipo de qualificação:

Vídeo analógico Vídeo digitalizado (ou encoded) Vídeo 100% digital
É aquele que está fora do ambiente do computador ou de um equipamento digital (como um CD). Saiba+ É o vídeo analógico que foi “gravado” e “convertido” em vídeo digital. Para o vídeo analógico ser enviado para o computador, ele precisa ser digitalizado (processo esse também chamado de codificação ou encode). Saiba+ É aquele que foi criado dentro do computador (por meio de softwares de editoração e criação de vídeo) ou por meio de equipamentos digitais, como uma filmadora digital ou um celular moderno.

Geralmente, 99,9999% dos arquivos de vídeo digital contém também áudio digital. É raríssimo, nos dias de hoje, vermos arquivos de vídeo que não contêm áudio. Portanto, além das características da codificação do vídeo, teremos associado também, a codificação do áudio.
Copyright © 2014 AIEC.