1.2 - Streaming
Streaming, sem tradução direta para o português, mas algo como “transmissão por fluxo”, refere-se à capacidade de transmitir a informação em tempo real. Esse recurso é muito importante, pois permite que você possa assistir ao vídeo enquanto ele é “baixado” para o seu computador.

Um exemplo clássico são os vídeos do YouTube, iTunes e Netflix, todos os vídeos que lá residem estão em um formato que permite o streaming. Para ver um comparativo completo dos sistemas que suportam streaming acesse aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_streaming_media_systems.

Vídeos que não possuem o recurso de streaming precisam ser “baixados” completamente para só depois ser possível de serem tocados.

Para vídeos que são disponibilizados na Internet, o ideal é que sempre haja suporte ao streaming. Sistemas de vídeo conferência, por exemplo, como o MSN, o Skype, e outros tantos, todos eles precisam do recurso de streaming para funcionarem.

Você verá logo adiante que há tipos de arquivos de vídeo que suportam streaming e outros que não suportam. Contêineres mais antigos são compatíveis com mais players (equipamentos, como o DVD, e softwares, como o Windows Media Player, para mostrar os vídeos), entretanto, a maioria não suporta streaming. Já os contêineres mais modernos, que suportam streaming, não são compatíveis com todos os players existentes no mercado.

Atualmente, o padrão de codificação vídeo mais moderno que existe é o H264. Veremos mais abaixo as características desse codificador.

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