2.6 - Arquivo QuickTime (MOV e QT)

O padrão QuickTime foi criado pela Apple em 2001. É o padrão de codificação dos vídeos desta empresa. Suporta uma grande variedade de recursos, como múltiplas trilhas de áudio e vídeo, legendas, capítulos e outros.

Ele tem a capacidade de separar o áudio do vídeo em arquivos separados, o que é ótimo quando estamos falando de editoração de vídeo. Por esse motivo é tão famoso por empresas de pequeno e médio porte na criação de conteúdo digital.

O QuickTime usa os mesmos padrões do MP4, portanto, os players de QuickTime também conseguem reproduzir arquivos MP4 (e vice-versa), bastando, em muitos casos de incompatibilidade, apenas renomear o arquivo .MOV para .MP4.

2.7 - Arquivo ASF e WMV

O formato ASF também foi criado pela Microsoft. O ASF nasceu em evolução ao AVI por suportar streaming de vídeo. Desde o Windows XP, a Microsoft oferece, gratuitamente, o Windows Movie Maker, que é um software de criação e edição de arquivos WMV e WMA. Arquivos ASF podem residir em servidores de mídia digital ou sites HTTP (incluindo redes locais), sendo em ambos possíveis de assisti-los por meio de streaming.

O padrão ASF também suporta metadados, como o nome do filme, do artista, ano de criação, duração do vídeo e outros.

Copyright © 2014 AIEC.