2.8 - Arquivos VOB

O padrão VOB é o padrão utilizado em DVD’s. O padrão VOB permite vídeo, áudio, legendas e menu. Pode ainda ter seu conteúdo criptografado. Dentro de um DVD, os arquivos de imagem estão dentro da pasta “VIDEO-TS”. O VOB utiliza o codificador MPEG-1 ou MPEG-2 (veja mais abaixo).

Em um DVD, apesar de a imagem de um filme ser contínua, os arquivos internos são divididos em tamanhos de, no máximo, 1 GByte para tornarem-se compatíveis com todos os sistemas de arquivos dos sistemas operacionais, incluindo formatos antigos, como o FAT.

Um DVD, para funcionar com recursos de menus, legendas, navegação de conteúdo e mudança de capítulos, precisam além do arquivo VOB de arquivos auxiliares contendo essas informações, em formato IFO e BUP.

Praticamente todos os DVDs comerciais produzem arquivos com proteção e restrição de cópia. Para tal, os arquivos VOB são criptografados utilizando uma técnica denominada CSS (Content Scramble System). Muitos softwares de ripagem de DVD são capazes de quebrar essa segurança.

Para mais informações sobre a estrutura de um DVD, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/DVD-Video#Directory_and_file_structure

2.9 - Outros formatos e quadro comparativo

Outros formatos e um quadro comparativo entre os contêineres apresentados podem ser vistos aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_container_formats.

Copyright © 2014 AIEC.