2.1 - Bancos de dados de primeira geração
A principal desvantagem dessa tecnologia era a forma de localização e recuperação da informação, pois era preciso percorrer o arquivo desde o início até localizar a informação, de modo sequencial, e isso era extremamente lento. Tecnologias muito antigas como o COBOL utilizam sistemas de arquivos sequenciais.
• Cobol
Falando especificamente da parte de arquivos de dados do Cobol, por ser uma linguagem muito simples de recursos, as técnicas para acessar as informações são bastante complexas se comparadas com as tecnologias mais modernas.
Para acessar um arquivo em Cobol, o programador precisa saber:
De posse dessas informações, o programador, para localizar e recuperar um registro, precisa:
O Cobol - Common Business Oriented Language ou Linguagem Comum Orientada para os Negócios - é uma linguagem de programação orientada para o processamento de bando de dados comerciais. Foi criada em 1952, pelo Departamento de Defesa Norte Americano. Apesar de ser uma tecnologia bastante antiga, ela ainda é utilizada por uma grande quantidade de empresas. Em 1997, o Gartner Group relatou que 80% dos sistemas do mundo39odavam em Cobol. Aqui no Brasil, por exemplo, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal possuem sistemas que ainda rodam em Cobol. Uma das grandes vantagens do uso do Cobol é que ele exige uma quantidade mínima de recursos do computador, com isso, sistemas em Cobol são bastante rápidos. As maiores desvantagens são: a) o acesso exclusivo aos dados (somente uma aplicação ou usuário pode acessar os dados por vez) e b) pouquíssimos recursos visuais disponíveis (sistemas em Cobol funcionam em telas monocromáticas, que apresentem apenas caracteres; nem mesmo o mouse é utilizável em sistemas Cobol).
X