2.2 - Bancos de dados de segunda geração

A segunda tecnologia que surgiu ainda utilizava arquivos separados para cada assunto, mas a novidade criada à época foi o surgimento de índices.

Índices são pequenos arquivos que funcionam como um sumário de um livro, eles indicam o local exato dentro do arquivo onde estão localizadas as informações desejadas.

Os arquivos de índice são bem pequenos e as informações são ordenadas por algum parâmetro, como alfabeticamente ou por uma data, por exemplo. Como estão ordenados, podem ser consultados por meio de técnicas mais eficientes de localização de informação, como a B-tree (árvore binária). Ao localizar a informação no índice, pode-se posicionar a leitura da informação exatamente no ponto correspondente, e assim realizar as operações de busca e alteração de forma bem mais rápida.

Os arquivos dessa tecnologia também deixaram de ser arquivos de texto e passaram a ser arquivos binários, para facilitar a inclusão de informações de índices, por exemplo. Tecnologias como o DBASE e CLIPPER são baseadas nessas características.

Copyright © 2014 AIEC.