Independentemente da tecnologia utilizada, o conceito de repositório pode ser implementado de diversas maneiras:
Há basicamente três tipos de papeis em relação a um repositório:
Pessoa(s) habilitada(s) em instalar e configurar a ferramenta. Gerencia, por vezes, os backups do repositório, bem como cadastra e habilita outros usuários. Também é ela que cria novos repositórios.
XPessoa(s) habilitada(s) em, principalmente, realizar as operações de mesclagem, acessar versões anteriores dos documentos e, quando necessário, substituir a versão atual por versões mais antigas. Por vezes também é a responsável por alocar pessoas e permissões de acesso ao(s) repositório(s) que ele gerencia. Possui também a competência de criar pastas no mais alto nível daquele(s) repositório(s) que ele gerencia. Essas pastas são utilizadas para classificar (separar) conjuntos independentes de informações, como departamentos menores ou subprojetos.
XPessoas habilitadas a criar novos arquivos e/ou ler arquivos e/ou alterar arquivos e/ou excluir arquivos. Pode haver níveis diferentes de usuários (exemplo: usuários que só consultam ou que só podem criar arquivos em uma determinada subpasta do repositório).
X