2.4 - Tipos de repositório
Há dois tipos de tecnologia de repositórios:
|
|
|
O repositório com edição interna é utilizado principalmente para edição de documentos de texto, planilhas, formulários e apresentações por meio de páginas Web utilizando seu navegador. Tecnologias como o Google Docs e o Wiki permitem tal tarefa. Saiba+
Já o repositório com edição externa é o mais comum de vermos, alguns softwares permitem a edição de documentos de texto, planilhas e outros (como o SharePoint), enquanto outros permitem a edição de documentos também, mas são voltados para ambientes de programação (como o Git, o SVN, o TFS e outros).
Nesse tipo de repositório, o usuário precisa efetuar uma cópia local do arquivo. Depois de editar, localmente, é necessário enviar a cópia atualizada para o repositório. Dessa forma, em um projeto, os usuários ficam fazendo várias operações de recebimento e envio de arquivos. Os usuários que acessam o repositório não acessam as alterações em tempo real, é necessário que um usuário envie suas alterações para o repositório para que outros possam consultar as novas versões.
Acessando um determinado site, os usuários podem editar documentos simultaneamente, e, à medida que as alterações vão sendo feitas, elas vão sendo atualizadas nos navegadores de todos os usuários que estão acessando (em tempo real). Dessa forma, não há o conflito de informações.
X