3.3 - Criação do repositório
Instalada e configurada a ferramenta, ela está pronta para ser utilizada. Entretanto, é necessário haver um planejamento prévio de como a empresa utilizará o conceito de repositórios.
O conceito mais simples é a criação de um repositório único para a empresa. Essa ideia é a melhor estratégia quando a empresa possui apenas um software para desenvolvimento ou quando a empresa é bem pequena (algo como 5 a 10 funcionários).
Entretanto, as ferramentas permitem a criação de vários repositórios. Nesse caso, é importante definir a estratégia de criação de repositórios. As alternativas mais comuns são:
Essa é uma opção interessante quando se precisa de ajustes diferentes da ferramenta para cada tecnologia utiliza. Exemplo: suponha que a empresa desenvolva software s nas tecnologias Microsoft .Net e Java. Para cada ambiente de desenvolvimento pode haver configurações específicas da ferramenta de controle de versões e do próprio ambiente de programação. Esse tipo de configuração leva à criação de poucos repositórios, geralmente dois a cinco no máximo.
XEssa é uma opção interessante quando há equipes bem distintas trabalhando, em locais diferentes ou sob regimes diferentes de trabalho. Para facilitar o gerenciamento das pessoas das equipes, organizar repositórios por times de trabalho pode ser uma boa alternativa. Esse tipo de configuração leva à criação de uma quantidade pequena de repositórios, cerca de dois a cinco.
XEssa é uma opção interessante quando se tem clientes com varrições diferentes do software principal, assim, além de um repositório principal, surge também repositórios específicos para cada cliente da empresa. Essa opção, embora bastante usada nos anos 2.000, atualmente encontra-se em desuso, pois ferramentas modernas de versionamento implementam a funcionalidade de versões variantes dentro de um mesmo repositório. Quando utilizada, há uma quantidade média de repositórios, normalmente algo entre 5 a 50.
XEssa é a alternativa que permite a maior flexibilização e complexidade das ferramentas. É também a de maior custo operacional e de gestão dos repositórios. Poucas empresas utilizam esse método devido à grande complexidade de gestão. Nessa configuração há necessidade de várias pessoas realizarem o papel de administrador da ferramenta. Uma característica desse tipo de repositório é que cada repositório normalmente é arquivado quando se encerra o projeto. Nesse tipo de configuração, pode haver centenas de repositórios criados.
X