Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- O versionamento é uma funcionalidade que permite o controle de versões dos arquivos à medida que vão evoluindo, permitindo assim o controle de cada momento durante seu desenvolvimento.
- O versionamento permite o compartilhamento do mesmo arquivo para que duas ou mais pessoas trabalhem nele ao mesmo tempo, sem gerar perda de informação.
- As funcionalidades básicas do gerenciamento de versões são: compartilhamento, controle de alteração, mesclagem, resolução de conflitos e auditoria.
- Há basicamente dois tipos diferentes de sistemas de gerenciamento de versões, um aplicável principalmente para código fonte de programação e outros para documentos de escritório.
- Repositório é o local onde são armazenadas todas as informações pertinentes ao controle de versão.
- Independentemente da tecnologia utiliza, o conceito de repositório pode ser implementada de diversas maneiras.
- O travamento de arquivo é a técnica mais simples para o versionamento, mas ela apresenta uma série de desvantagens como, por exemplo, a impossibilidade de edição simultânea.
- A mesclagem é a técnica mais moderna de versionamento e permite a edição simultânea.
- Há dois tipos de edição em repositórios: edição interna e edição externa.
- Existem ferramentas de versionamento web e desktop.
- Os arquivos locais referentes a um repositório normalmente possuem um dos seguintes estados: não modificado e atualizado; localmente alterado e atualizado; não modificado e desatualizado; e localmente modificado e desatualizado.
- Ramificações são formas de clonar uma versão do repositório para uma tarefa pontual e a parte.
Copyright © 2014 AIEC.