1 - Sistemas de Arquivos

Olá, seja bem-vindo a mais uma etapa do nosso estudo. Aprenderemos, a partir de agora, as características dos sistemas de arquivos do Windows, Linux e Apple.

Já vimos que todas as aplicações precisam armazenar e recuperar informações. Além disso, as informações mantidas na memória RAM são perdidas com o encerramento do programa. Ao desligar o computador, todos os dados em memória RAM também são perdidos. A solução para armazenar a informação em discos é criar arquivos. A informação deve ser persistente, ou seja, um arquivo deverá ficar armazenado em disco até que o usuário o descarte. O sistema de arquivos (parte do sistema operacional) é responsável pelo modo como os dados são estruturados, nomeados, acessados, usados, protegidos e implementados.

Um sistema de arquivos é a técnica (regras e característica) pela qual um sistema operacional utiliza para administrar arquivos em uma unidade lógica (disco, disquete, pendrive, fita de backup, CD, DVD etc.), ou seja, a forma pela qual os arquivos estão organizados.

Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.
Podemos fazer uma analogia do sistema de arquivos com uma biblioteca: o bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, procura deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras. Ele ainda organiza os livros segundo suas características (assunto, tema, autor etc.). Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com seus assuntos, localizações e códigos respectivos.
Copyright © 2014 AIEC.