c) Alocação indexada

A alocação indexada é uma maneira de resolver o problema do tempo de leitura da alocação por lista encadeada, o que pode ser feito por meio de uma tabela de endereços dos blocos ocupados pelo arquivo. Para cada novo bloco alocado, inclui-se mais um novo item na tabela.

Vantagens Desvantagens
Uma grande vantagem da alocação indexada é que o acesso aleatório fica mais fácil, pois não é necessário percorrer todos os blocos de forma sequencial, o endereço de cada bloco fica armazenado na tabela de alocação. A desvantagem desse método é que a tabela alocação deverá ser mantida na memória principal e dependendo do tamanho dos blocos do disco ocupará muito espaço de memória o tempo todo.

d) Alocação combinada

A alocação combinada abrange o uso de blocos de índices e de encadeamento dos mesmos. Essa técnica combina a baixa ocupação de espaço em memória da técnica de lista encadeada e o bom desempenho da técnica de tabela de índices.

Na alocação combinada é usada uma técnica chamada de níveis de interação na indexação. Nesta técnica, parte de um bloco é utilizado para apontar diretamente blocos de dados, e a outra parte é utilizada para apontadores de blocos. Se usarmos outros níveis de apontadores, podemos estender essa mesma técnica para apontadores duplamente indiretos e apontadores triplamente indiretos.

Saiba o que é um apontador direto e um apontador indireto.

Esta técnica é comumente utilizada na implementação do sistema de arquivos Unix, chamada de I-nodes. Um I-node (index-node) constitui os metadados, armazenados em estrutura de dados própria, que relaciona atributos e os endereços dos blocos de um arquivo.

Copyright © 2014 AIEC.