3.2 - Versões do NTFS
O NTFS tem versões, que foram lançadas principalmente no surgimento de novos Windows. A cada versão, são feitas correções de falhas, são implementados suportes a hardware e novas características são dadas ao NTFS. A princípio houve o NTFS 1.0, usado no Windows NT 3.1 (por isso, esta versão do NTFS também ficou conhecida por NTFS 3.1).
Após o lançamento do Windows NT 4, o NTFS ganhou a versão 1.1 (ou versão 4). Esta versão também foi usada no Windows NT 3.51. O sucesso do Windows NT foi tão grande que sua versão do NTFS virou referência em sistemas de arquivos.
A Microsoft resolveu então lançar a versão conhecida como NTFS 5.0 com o lançamento do Windows 2000, que substituiu o Windows NT. Apesar da nova versão, o NTFS 4 foi tão difundido que seu suporte a outros sistemas operacionais não acabará tão cedo.
A nova versão do NTFS apresenta novas características, além daquelas herdadas da versão anterior. Essas alterações foram essenciais para fazer do Windows 2000 um sistema que fosse realmente adequado para substituir o Windows NT. Para se ter uma ideia, o serviço Active Directory é um dos chamativos do Windows 2000 e foi implementado graças a alterações no NTFS. Entre os novos recursos do NTFS 5 estão:
Com o lançamento do Windows XP, Windows 2003 Server e futuras versões, o NFTS vai ganhando melhoramentos e novas características, mas certamente a versão 4 ainda será uma referência, o que nos faz concluir que o NFTS não será abandonado tão cedo pela Microsoft.
Onde arquivos e pastas dentro do sistema de arquivos podem ter ações associadas a eles, de forma que operações particulares a estes arquivos possam ser executadas.
XOnde o mecanismo para gerenciamento da segurança e de usuários, principalmente em relação a acesso e arquivos foram melhorados.
XOnde o administrador do sistema pode determinar o espaço em disco disponível a um usuário ou a um grupo de usuários.
XOnde volumes podem ser ajustados para rastrear as operações efetuadas nos arquivos e pastas.
XOnde é possível armazenar de forma eficiente arquivos esparsos (que são arquivos grandes, mas que possuem algumas estruturas vazias, desperdiçando espaço em disco).
X