4.1 - Como tratar erros e corrompimento do sistema de arquivos
Embora os sistemas de arquivos para Linux tenham sofrido muitos tipos de tratamentos e reescrita de código para eliminar o corrompimento causado por aplicações ou pelo próprio Kernel, eliminar o corrompimento de dados em arquivos causados, por exemplo, pela queda de energia ou pelo desligamento incorreto por parte do usuário, sempre foi uma tarefa quase impossível.
Caso o sistema seja desligado incorretamente, o bit do cabeçalho do sistema de arquivos não é ajustado. A solução é fazer que, no próximo processo de carregamento do Linux, seja verificado se o cabeçalho está com o bit de cabeçalho configurado para indicar que o sistema de arquivos está consistente e não manipulável. Caso não esteja, a ferramenta "fsck" verifica o sistema na busca de erros.
4.2. Journaling
No caso de o sistema travar ou faltar energia, o journaling oferece maior probabilidade de não sofrer corrupção de dados, bem como uma recuperação mais rápida, pois dispensa a necessidade de verificar todo o disco, concentrando os esforços somente naqueles que pertenciam a um log que não tenha sido fechado devidamente.
Há vários sistemas de arquivos com a tecnologia journaling, conheça alguns.
Alguns sistemas de arquivos com a tecnologia Journaling: