4.1 - Sistema de arquivos Ext4
O Ext4 é um sistema de arquivos do Linux desenvolvido para ser o sucessor do Ext3 a partir de 2006. Conheça as novas funcionalidades do Ext4:
4.1. Sistema de arquivos ReiserFS
Este sistema de arquivos é muito confiável quanto aos quesitos confiabilidade e rapidez. Possui um excelente Journal que raramente apresenta algum tipo de problema. O que este sistema de arquivos peca é justamente não dispor de sistema quota de disco.
4.2. Sistema de arquivos XFS
O XFS é o mais recente sistema de arquivos disponível para Linux. É um código que veio da Silicom Grafics, rápido, robusto, com suporte melhorado a arquivos muito grandes e diretórios com muitos arquivos, tem um excelente Journal que funciona muito bem. Também possui um sistema de quota que é próprio dele, mas que tem um funcionamento bem adequado. Por fim, o XFS possui um extenso conjunto de ferramentas para manutenção, otimização e recuperação de dados e metadados. Não possui ferramenta para recuperar arquivos apagados.
O Ext4 usa uma técnica de execução do sistema de arquivos chamado atribuir-on-flush, também conhecida como a atribuição de atraso. Isso melhora o desempenho e reduz a fragmentação, melhorando a alocação de blocos decisões com base no tamanho do arquivo.
XO Ext4 usa checksums no jornal para melhorar a confiabilidade, já que o jornal é um dos arquivos mais utilizados do disco. Esta característica tem um lado benéfico, que pode evitar com segurança um disco I/O esperar durante o processo diário, melhorando o desempenho ligeiramente.
XO sistema de arquivos Ext4 pode suportar volumes com tamanho até 1 Exabyte e arquivos com tamanho até 16 Terabytes.
XAs extensões são introduzidas para substituir o tradicional bloco de mapeamento de esquema usado por arquivos Ext2/3. Uma extensão é um conjunto de blocos contíguos físico, melhorando o desempenho de muitos arquivos e redução de fragmentação. Uma única extensão em Ext4 pode mapear até 128MB de espaço contíguo com um bloco de 4 KB de tamanho.
XO sistema de arquivos Ext4 é compatível com o Ext3 e o Ext2. Isto irá melhorar o desempenho ligeiramente, porque alguns dos novos recursos do Ext4 também podem ser usados com Ext3 e Ext2, tal como o novo algoritmo de alocação de blocos.
XO sistema de arquivos Ext4 permite pré-alocação de espaço em disco para um arquivo. Um novo fallocate (chamada de sistema) foi adicionado ao Linux para uso de sistemas de arquivos, incluindo Ext4 e XFS, que têm essa capacidade.
XNo Ext4, blocos alocados por grupos e seções da tabela de inode são marcados como tal. Isso permite ignorá-los completamente em uma verificação e reduz o tempo necessário para verificar o sistema de arquivos. Esse recurso é implementado na versão 2.6.24 do Linux.
XO alocador multiblock é usado quando a atribuição atrasada é ativado por um sistema de arquivos, ou quando os arquivos são abertos no modo O_DIRECT.
XO Ext4 também adiciona suporte para a data de criação (timestamps). Mas, ao mesmo tempo em que é fácil adicionar um campo data de criação extra no inode, é mais difícil de modificar ou adicionar o necessário sistema de chamadas, como stat () (que provavelmente exigiria uma nova versão), e as várias bibliotecas que dependem deles (como glibc). Estas alterações exigem a coordenação de vários projetos. Portanto, mesmo se os desenvolvedores do Ext4 implementarem o suporte inicial para a data de criação, esse recurso não estará disponível para programas de usuário por agora.
X