1.3 - Arquivo “c:\pagefile.sys”
O Windows possui outro recurso também bastante interessante: é a capacidade de abrir mais programas do que suporta a memória disponível pelo computador.
Se o sistema operacional tivesse a limitação da memória RAM para carga de aplicativos e documentos, nós, usuários, teríamos um problema constantemente: não haveria espaço disponível na memória RAM para tantas informações. Sem esse recurso, para abrirmos um certo número de documentos e arquivos, precisaríamos sempre estar fechando outros programas e arquivos. Isso pode ser um grande problema se precisássemos de, ao mesmo tempo, manter abertos vários programas, como o Word, o Internet Explorer (abrindo várias páginas Web), por exemplo, um tocador de músicas e o explorador de arquivos.
Para resolver esse problema, o Windows cria um arquivo que simula o aumento da sua memória RAM, seria algo como simular que um computador de 4 GBytes de memória RAM tivesse 8 GBytes de memória.
Para simular esse aumento de memória, o sistema operacional cria o arquivo c:\pagefile.sys e, quando o usuário requisita mais espaço de memória RAM para carregar novos programas e documentos, o sistema operacional escolhe um programa carregado em memória, que no momento você não esteja utilizando, e grava-o no arquivo “pagefile.sys”, feito isso, ele apaga o programa da memória RAM e libera o espaço da memória RAM para que outro programa a ocupe.
Caso o usuário precise retornar àquele programa que está atualmente no arquivo “pagefile.sys”, o sistema operacional pode selecionar outro programa sem uso, gravá-lo no arquivo “pagefile.sys”, liberar o espaço da RAM, ler o programa anterior do arquivo “pagefile.sys” e assim permitir ao usuário voltar a acessar o seu programa ou informação.