|
As maiores vantagens do Linux são:
- Geralmente, as versões do Linux para usuário final são gratuitas. Para computadores servidores há opções gratuitas e pagas.
- São em geral bem mais leves que o Windows, consomem menos recursos e por isso deixam o computador mais rápido.
- Como possuem o código aberto, há uma garantia maior que não exista nenhum procedimento malicioso no sistema operacional capaz, por exemplo, de roubar informações sigilosas. No Windows, por exemplo, já houve relatos de versões do sistema que enviavam dados particulares dos usuários para a Microsoft.
- Podem ser customizados para conterem apenas as informações necessárias para funcionar um determinado sistema, por isso é uma ótima alternativa para funcionar como “servidores” em uma empresa.
- Permitem o uso concomitante com linguagens de programação gratuitas, como o Java e o PHP, com isso, uma empresa pode, por exemplo, montar um ambiente de programação totalmente gratuito quando falamos de softwares utilizados.
|
As maiores desvantagens do Linux são:
- As versões gratuitas não possuem garantia. Então, não há onde uma empresa procurar “assistência técnica autorizada” para resolver um problema com essas versões de sistema operacional.
- Não são compatíveis com programas feitos para Windows. Um programa Windows não funciona em um computador Linux (e vice-versa).
- Há poucos programas disponíveis para o Linux, se comparados com o Windows.
- Poucas pessoas sabem operar o Linux, muito embora não seja difícil de aprender.
|