2.2.4 - Diretório /var
O sistema de arquivos /var contém dados que são alterados quando o sistema está sendo executado. É específico de cada sistema, ou seja, não compartilhado através da rede com outros equipamentos.
Um cache para páginas de manual que são formatadas. Fontes para as páginas são armazenadas em /usr/man/man*, sendo que algumas podem vir pré-formadas, estando armazenadas em /usr/man/cat*. Outras páginas necessitam ser formatadas quando acessadas pela primeira vez. A versão formatada fica armazenada em /var/catman, fazendo com que outro usuário que acesse a página, tenha esta pronta e disponível. O diretório /var/catman é frequentemente esvaziado, da mesma forma que os arquivos temporários.
XArquivos de bloqueio. Muitos programas seguem uma convenção de se criar arquivos no /var/lock para indicar que eles estão utilizando um dispositivo em particular ou um determinado arquivo de bloqueio e não tentarão utilizar o mesmo dispositivo ou arquivo.
XArquivos de históricos de vários programas, especialmente o login (/var/log/wtmp, o qual registra todas as entradas e saídas do sistema) e o syslog (/var/log/messages, o qual contém as mensagens do kernel e programas do sistema). Os arquivos no /var/log podem crescer indefinidamente com frequência e podem requerer limpezas periódicas.
XArquivos que contêm informações sobre o sistema e que são válidas até a próxima inicialização. Por exemplo, o /var/rum/utmp contém informações sobre os usuários atualmente conectados.
XDiretórios para mail, news, filas de impressão e outros trabalhos em fila. Cada fila tem o seu próprio subdiretório sob o /var/spool. As mensagens de correio eletrônico, por exemplo, estão armazenadas em /var/spool/mail.
XArquivos temporários que sejam muito grandes ou que necessitem existir por um período maior que o definido para o /tmp. Note que o administrador do sistema pode não permitir arquivos muito antigos no /var/tmp.
X