2.2.5 - Diretório /proc
O /proc é um sistema de arquivos ilusório. Na verdade ele não existe em um disco rígido. É criado em memória pelo kernel, sendo usado para disponibilizar informações sobre o sistema (originalmente sobre os processos, daí a origem de seu nome).
A menos que você copie este conteúdo para outro lugar, nada abaixo do /proc ocupa espaço em disco e será “apagado” quando o sistema operacional for desligado. O /proc é descrito mais detalhadamente na página de manual proc.
Enquanto esses arquivos são de fácil leitura, por estarem em formato texto, não quer dizer que eles sejam facilmente lidos. Há muitos comandos que fazem mais que somente ler os arquivos acima e formatar o seu conteúdo para um melhor entendimento. Por exemplo, o programa “free” lê o conteúdo do /proc/meminfo e converte as informações dadas em bytes, para kilobytes, com algumas pequenas informações adicionais.
Diretório com as informações do processo 1 (init). Cada processo tem um diretório embaixo do /proc, cujo nome equivale ao seu número de identificação.
XLista dos controladores de dispositivos configurados no kernel atualmente em execução.
XImagem da memória física do sistema. Tem exatamente o mesmo tamanho da memória física, mas não ocupa toda aquela área. Ela é gerada em tempo de execução, através do acesso dos programas.
XApresenta a “carga média” do sistema, contendo três indicadores de quanto trabalho o sistema está executando no momento.
XUm link simbólico para o diretório dos processos do programa que está olhando para o /proc no momento. Quando dois processos acessam o /proc, estes recebem diferentes links. Isto é feito para facilitar a vida dos programas quando estes olham o seu diretório de processos.
XDiversas estatísticas sobre o sistema, como o número de paginações desde seu início, E/S, processos executados etc.
X