Conhecer os comandos e a sua sintaxe de utilização foi, por anos, requisito fundamental para a utilização dos sistemas operacionais. Entretanto, uma importante reviravolta ocorreu na década de 1980, com o aparecimento do conceito dos sistemas operacionais com interface gráfica.
A utilização de telas amigáveis ao usuário e, principalmente, o surgimento do “mouse”, fez com que usuários com pouco conhecimento técnico conseguissem operar um computador sem a necessidade de ter que memorizar os comandos de operação. A introdução dos Sistemas Operacionais com interface gráfica fez com que quase todos os comandos ficassem a apenas um clique do mouse.
O primeiro sistema operacional, que obteve sucesso comercial, equipado com uma interface gráfica e que previa a utilização do mouse foi criado pela Apple no ano de 1984. Apesar de percursora do conceito, a Apple perdeu mercado na década de 90 com o surgimento daquele que hoje é o mais conhecido SO do mercado, o Microsoft Windows.
Por cerca de 8 anos, de 1985 até 1995, as versões MS Windows se configuravam apenas como uma interface gráfica para o MS-DOS, que atuava como o verdadeiro Sistema Operacional do computador. Esta realidade veio a mudar apenas em 1993, com o lançamento da primeira versão do Windows NT, que se apresentava como um sistema operacional completo para utilização em computadores de grande porte.
|
Atualmente, o Microsoft Windows possui duas linhas de sistemas operacionais em produção, a linha do Windows Server, que é apropriada para servidores e computadores de grande porte, e a linha do Windows Workstation, que é voltada para os computadores pessoais. A figura reproduz uma das telas do Windows 10, última versão do sistema operacional voltado aos PCs. Observando a figura é possível inferir a diferença de usabilidade entre os sistemas operados por comandos de texto, como o MS-DOS, e os operados através da utilização do mouse. |
A usabilidade é um conceito relacionado a experiência de uso de pessoas com determinado produto. Normalmente um produto tem usabilidade se for fácil de usar, ou seja, se há pouca dificuldade em empregá-lo para a realização de uma tarefa.
X