Além do Windows, outro sistema operacional que foi lançado recentemente tem como principal objetivo atingir o usuário residencial, o Chrome OS. Este SO é extremamente leve e tem como interface principal o navegador de internet Google Chrome, ferramenta que fornece acesso a todos os outros serviços disponibilizados pelo sistema.

A grande diferença do Chrome OS em relação à maioria dos sistemas operacionais é o fato de que enquanto os outros SO trabalham localmente o Chrome OS trabalha on-line, ou seja, ainda na inicialização do sistema já se conecta à Internet e utiliza os dados da conta Google para capturar as informações iniciais do usuário.

O grande problema do SO da Google é o fato de que é uma opção viável apenas para usuários que possuem conexão constante com a internet, já que para executar os serviços disponibilizados é preciso que o sistema esteja sempre on-line.

Em função do Chrome OS ser obrigatoriamente comercializado apenas em conjunto com determinados notebooks, este SO poderia também ser classificado na categoria de sistemas operacionais embarcados.

Copyright © 2014 AIEC.