O ambiente informatizado de uma empresa possui uma série de requisitos que não são encontrados em residências. Diferentemente do ambiente doméstico, é comum nas corporações existirem dezenas, centenas e até milhares de estações de trabalho que utilizam uma rede local para compartilhar os serviços e recursos disponibilizados pelo negócio.
Quando falamos de uma empresa, é corriqueira a utilização da rede de dados para ter acesso aos serviços corporativos e aos recursos de informação. Cada setor tem, por exemplo, uma pasta na rede para compartilhamento de arquivos, ou utiliza um controle de acesso à impressora que é dependente da autenticação do usuário no domínio da rede de dados.
Como esta realidade não é a mesma encontrada nas residências, algumas fornecedoras de sistemas operacionais criaram produtos específicos para cada uma das duas áreas – residencial e corporativa. Um exemplo é a Microsoft que, como já visto, criou o MS Windows 8.1 para uso doméstico e o MS Windows 8.1 “Pro” para uso empresarial. Um breve comparativo destas duas versões é exibido na tabela abaixo.