Outros exemplos de sistemas operacionais muito utilizados em estações de trabalho de empresas são os Linux Fedora e Ubuntu. Apesar de se adaptarem também ao uso doméstico, estas distribuições são mais comumente encontradas em ambiente corporativo, sobretudo por permitir o trabalho em rede local.

O projeto Fedora foi iniciado em 2003 e é uma versão adaptada para ambiente de trabalho do Red Hat, que originalmente é um SO voltado a servidores. O Fedora é um Sistema Operacional livre e de código aberto, ou seja, pode ser instalado e utilizado sem a necessidade de se comprar uma licença.
Já o Linux Ubuntu é uma distribuição baseada no Debian GNU Linux, lançada no ano de 2004 e que é publicada sobre licença GPL (software livre de código aberto).

Assim como a Microsoft, a empresa mantenedora do Ubuntu tem trabalhado em prol de uma plataforma unificada, sendo que, apesar de se caracterizar majoritariamente como um SO de estações de trabalho, já existe interface do Ubuntu para smartphones e tablets.

Copyright © 2014 AIEC.