Como já exposto, ao iniciar um novo processo o sistema operacional automaticamente cria uma entrada no bloco de controle de processos.
O bloco de informações de identificação do processo se refere aos dados de identificação do processo, do seu criador e do utilizador. A maioria dos sistemas operacionais implementa a identificação do processo como um número inteiro único, o PID, que é utilizado, dentre outras finalidades, para auxiliar na alocação dos recursos computacionais para o processo. Já a identificação do processo criador e a do utilizador só é implementada em sistemas operacionais multiusuários e multitarefas.
As informações sobre o estado e o escalonamento do processo estão agrupadas no bloco de informações de controle do processo. Dados como a prioridade de execução, o tempo de CPU, uso dos recursos, comunicação entre processos e o estado atual do processo estão agrupados neste elemento.
Já o bloco de informações do estado do processador agrupa os dados contidos nos registros do processador como, por exemplo, os de controle de estado.