Múltiplas Filas

A implementação deste algoritmo preemptivo ocorre através da criação de múltiplas filas de modo a agrupar os processos por ordem de prioridade. Desta forma, as solicitações de menor prioridade só seriam executadas no caso de não existirem processos nas filas de maior prioridade.

O modelo de agendamento por múltiplas filas não deixa de ser um algoritmo baseado na priorização de processos, entretanto, diferentemente do algoritmo por prioridade, que associa um nível para cada processo, o de múltiplas filas permite a criação de grupos de processos com características próprias e possibilita a definição da prioridade pela sua importância para execução do aplicativo.

Como exemplo, um determinado SO poderia ter duas filas, uma apenas para o grupo de processos que requerem ações do usuário (foreground) e outra para os processos que são executados em plano de fundo pelo sistema operacional (background). Como as ações de usuário sempre demandam resposta rápida, a fila de processos de foreground teria prioridade sobre a de background.

Com este modelo, mesmo que existisse uma infinidade de processos de sistema (background) na fila de execução, como a instalação de uma atualização ou até mesmo a realização de uma varredura por vírus, os processos iterativos de usuário (foreground) sempre teriam a prioridade.

Copyright © 2014 AIEC.