1 - Gerenciamento de Memória

Apesar de muitas vezes parecer para os programadores de software que a quantidade de memória RAM do computador é praticamente ilimitada e é suficiente para prover os recursos necessários para a execução simultânea de dezenas de aplicativos, esta não é a realidade encontrada na maioria dos computadores.

Apesar da redução de preço das memórias de rápido acesso observada nas últimas décadas, a exemplo da memória cache presente nos atuais processadores e da própria memória RAM utilizada nos computadores, o custo de se ter grandes quantidades de memórias com altas taxas de acesso ainda é impeditivo para a maioria dos usuários de computador.

Por conta desta realidade, os computadores possuem diferentes tipos de memória, com velocidades e custos distintos, conceito que é conhecido como hierarquia de memória. Toda a tarefa de gerenciar o uso destas diferentes memórias é realizada pelo sistema operacional.

Como já vimos, os computadores são fornecidos com memórias que possuem poucos megabytes de armazenamento de altíssima velocidade de acesso – como a memória cache, com memórias de alta velocidade e que possuem capacidade de armazenamento de gigabytes – a exemplo da memória RAM, e discos de média velocidade, mas com capacidade de armazenamento de terabytes – como os discos rígidos.

É interessante ressaltar que o custo destes meios de armazenamento diminui na mesma direção que a velocidade de acesso aos dados provida.

Copyright © 2014 AIEC.