Quando um arquivo é criado, algumas informações que lhe são vinculadas são automaticamente geradas e gravadas em disco, são os chamados “atributos” do arquivo.
São diversos os atributos que podem ser associados aos arquivos: as informações sobre data e hora da criação, os dados sobre quem foi o usuário que criou o arquivo e sobre quem tem permissão de acesso são alguns exemplos. Uma lista contendo os atributos de arquivo utilizados nos principais sistemas operacionais do mercado é apresentada abaixo:
O nome do arquivo é representado por uma sequência de caracteres que é exibida para o usuário e que segue as restrições de nomenclatura de cada sistema operacional.
O número de série ou identificador do arquivo diz respeito ao nome único utilizado para a identificação do arquivo pelo Sistema Operacional.
O dispositivo identifica o hardware que contém o arquivo, já que um computador pode possuir múltiplos discos instalados.
Os atributos de leitura e escrita fazem referência as permissões de execução das operações de leitura e/ou alteração dos arquivos.
O tamanho do arquivo indica o espaço que o arquivo ocupa no dispositivo de armazenamento.
Todo arquivo tem um proprietário, que necessariamente é um dos usuários cadastrados no sistema operacional.
Além de um usuário, todo arquivo também tem um grupo que mantém permissões de proprietário sobre o arquivo.
Registra a data e hora do último acesso sofrido pelo arquivo.
Registra a data e hora da última modificação realizada no arquivo.
Registra a data e hora da criação do arquivo.