O sistema de arquivos FAT - File Allocation Table foi desenvolvido no final dos anos 1970, tendo se tornado conhecido no início dos anos 80, após a sua inclusão no sistema operacional MS DOS. A sua primeira versão foi o FAT12, sistema de arquivos voltado para discos flexíveis, ou disquetes.
Atualmente, existem mais três versões, o FAT16 o FAT32 e o extFAT, ou FAT64, sendo que a diferença básica entre elas é o tamanho, em bits, das entradas na estrutura da tabela de alocação de arquivos em disco. A arquitetura File Allocation Table foi desenvolvida originalmente para computadores aderentes à arquitetura IBM PC.
É importante ressaltar que a Região do Diretório Raiz não existe na versão FAT32 e extFAT.
Os modelos esquemáticos das diferentes versões do sistema de arquivos File Allocation Table são exibidos abaixo.
Originalmente, o setor de boot está localizado na primeira seção do volume de disco e é o responsável por armazenar as informações sobre todo o restante da organização do sistema de arquivos, como, por exemplo, o tamanho dos setores do disco, a quantidade de setores por cluster, a versão do sistema de arquivos (FAT12, FAT16 etc.), o rótulo do volume e a identificação do volume.
XOutra estrutura importante na composição do volume de disco é o setor FAT, elemento responsável por armazenar a localização de todos os clusters do disco, se tornando o único meio para se localizar arquivos e diretórios armazenados. As tabelas FAT, por sua vez, são similares a listas ordenadas de dados, sendo que cada entrada lógica da tabela é traduzida para o endereço físico de um determinado conjunto de dados armazenado em disco.
XO diretório raiz é o diretório primário de qualquer disco formato com o padrão FAT e, diferentemente dos demais diretórios onde são armazenados os dados, tem que obrigatoriamente estar presente no sistema de arquivos. Além disso, nas versões FAT12 e FAT16, o diretório raiz está posicionado em um local fixo no disco, logo após a última tabela de alocação de arquivos, e tem um tamanho padrão pré-definido. Diferentemente das versões mais antigas, o diretório raiz na versão FAT32 pode ter um tamanho variável, de forma similar a qualquer outro diretório existente no disco.
XÉ o último setor encontrado nos volumes formatados com o padrão FAT. A região de gravação de arquivos e diretórios, como o próprio nome já diz, é responsável por armazenar os dados de todos os demais arquivos e diretórios existentes no disco.
X