3 - New Technology File System (NTFS)

No início da década de 1990, a Microsoft resolveu investir no desenvolvimento de Sistemas Operacionais voltados ao ambiente dos data centers corporativos, visto que as versões do MS DOS e do Windows 3.x não tinham condições de competir em igualdade com as distribuições UNIX neste mercado.

Uma das principais fraquezas da versão Windows 3.x se concentrava justamente no seu sistema de arquivos FAT que, apesar do desempenho, não provia com segurança características fundamentais para a operação em ambiente corporativo como, por exemplo:

Controle de acesso e segurança

As versões do FAT não implementavam a funcionalidade de controle de acesso a arquivos e diretórios, o que praticamente inviabilizava o desenvolvimento de aplicações corporativas que possuíssem requisitos de segurança no acesso aos dados.

Confiabilidade

Uma das principais características esperadas em sistemas corporativos é que seja hábil a se recuperar de problemas evitando a ocorrência de perda de dados.

Tamanho dos nomes dos arquivos e das partições

No início da década de 90, a versão em uso do FAT era a de 16 bits que, como já apresentado, tinha os nomes de arquivos limitados a oito caracteres e o tamanho das partições limitado a 4GB.
Copyright © 2014 AIEC.