Visando endereçar estes problemas relacionados ao modelo FAT, a Microsoft realizou o lançamento do NTFS 1.1, sistema de arquivos desenvolvido para acompanhar o Windows NT 4, sistema operacional lançado para uso em servidores corporativos. No ano 2000 foi lançada uma inovadora versão do New Technology File System, o NTFS5, que corrigiu uma série de problemas encontrados na versão anterior e adicionou diversas novas funcionalidades. São algumas das principais inovações advindas com o NTFS5:
O NTFS5 trouxe, ainda, o suporte a arquivos esparsos, funcionalidade que permite aos programas criar arquivos muito grandes e consumir o espaço em disco apenas quando necessário. Este recurso se dá em função de que muitos arquivos têm a característica de conter áreas que estão momentaneamente sem dados, e que são representadas por longas sequências de zeros, conforme exibido na figura a seguir.
O sistema de arquivos incluiu a funcionalidade de armazenar automaticamente os arquivos em disco criptografados.
XEsta funcionalidade permitiu que os administradores do sistema pudessem atribuir limites para armazenamento em disco para usuários ou grupos do sistema operacional.
XAs partições NTFS5 passaram a ser configuradas para manter o registro das alterações realizadas em arquivos e diretórios, criando um registro das ações que tinham sido executadas de modo a tornar o sistema mais resistente a falhas.
X