No modelo definido pelo Extended File System, os arquivos são descritos através dos inodes, cujos registros são mantidos agrupados pelo sistema em tabelas.

Inodes são estruturas de dados que armazenam tanto os dados que compõem os atributos do arquivo (como as permissões de acesso, a identificação do proprietário, o tamanho do objeto, a data de modificação, ou a data do último acesso), quanto a informação sobre os endereços dos blocos de dados ocupados pelo arquivo descrito.

A figura abaixo apresenta detalhadamente a estrutura de um inode.

A figura exibe, ainda, a possibilidade de referência direta ou indireta aos blocos de armazenamento da partição.

Os doze primeiros ponteiros presentes na estrutura dos inodes apontam diretamente para a localização de blocos físicos onde os dados do arquivo estarão armazenados, já os três ponteiros restantes direcionam para níveis de apontamentos indiretos. Assim, ao invés de apontar diretamente para um bloco de dados, os ponteiros indiretos apontam para blocos que armazenam ponteiros para novos blocos de endereços (blocos duplamente ou triplamente indiretos).

Os apontamentos indiretos são uma alternativa para arquivos cujo tamanho ultrapassa doze vezes o tamanho máximo alocado para os blocos no sistema de arquivos.
Copyright © 2014 AIEC.