2 - Dispositivos de Entrada e Saída (E/S)

Os dispositivos de entrada e saída costumam ter duas diferentes classificações, uma relacionada ao processo de entrada e saída de dados e outra relacionada aos atores envolvidos no processo.

Em relação ao processo de E/S, os dispositivos podem ser classificados como:

  • de entrada,
  • de saída, ou
  • híbrido.

Já em relação aos atores envolvidos, os dispositivos são categorizados como:

  • os que interagem com o usuário,
  • os que interagem com as máquinas ou
  • os de comunicação.

Os dispositivos que interagem com o usuário, como o próprio nome já sugere, estão relacionados com a promoção da interação do operador do computador com o hardware computacional. Esta categoria tem como principal função prover um meio de comunicação entre o homem e a máquina, seja no sentido homem-máquina, como, por exemplo, o teclado e o mouse, ou no sentido máquina-homem, como as impressoras e monitores de vídeo.

Os dispositivos voltados à máquina, por sua vez, têm como principal objetivo prover a comunicação entre os diferentes itens de hardware. Um dos principais exemplos desta categoria são os discos rígidos, estrutura de hardware que provê informações que serão transferidas para a memória principal e processadas na CPU, elementos também de hardware.

A última categoria da classificação do em relação aos atores envolvidos é composta pelos dispositivos de comunicação, que têm como meta prover a comunicação dos componentes de hardware com dispositivos remotos. Nesta linha, têm-se como principais exemplos as placas de fax/modem e as placas de rede.

Copyright © 2014 AIEC.