Os discos rígidos estão entre os principais elementos de hardware do computador, assumindo um papel de extrema relevância tanto no processo de gerenciamento de memória quanto no de gerenciamento de entrada e saída.
Internamente, como o próprio nome já sugere, os discos rígidos se organizam com base em uma série de outros discos, chamados de “pratos”, que se posicionam um acima do outro através de um eixo central, ou motor. Cada um dos pratos possui duas superfícies, a superior e a inferior, que são utilizadas para prover o armazenamento físico dos arquivos e diretórios. A quantidade de pratos existentes em cada disco varia a depender da tecnologia utilizada e da capacidade de armazenamento disponibilizado por cada hardware especificamente.
Para executar o processo de gravação e leitura dos dados, o disco rígido possui um cabeçote de leitura para cada prato. Estes elementos são fixados no atuador através de braços, o que permite a mobilidade necessária para que seja possível ler todo o conteúdo da superfície do prato enquanto este é rotacionado pelo eixo.