b) Shortest Seek Time First (SSTF)
Para exemplificar o funcionamento do SSTF, imagine a mesma fila de requisições utilizada no algoritmo anterior, e que doravante será a base para comparação dos demais algoritmos que serão apresentados - 76, 15, 84, 22, 71 e 149. Tomando como base que o cabeçote de leitura estava no cilindro de número 30, tem-se que foram realizados os seguintes movimentos para concluir a operação de E/S:
| Movimento | Deslocamento |
|---|---|
| Do 30 para o 22 | 8 |
| Do 22 para o 15 | 7 |
| Do 15 para o 71 | 56 |
| Do 71 para o 76 | 5 |
| Do 76 para o 84 | 8 |
| Do 84 para o 149 | 65 |
| Total de deslocamentos | 149 |
O que se observa neste algoritmo é que a quantidade de deslocamentos necessários para executar a requisição, para o exemplo dado, é inferior a metade do valor encontrado no algoritmo FCFS. Apesar disto, o SSTF apresenta duas desvantagens que não são encontradas no modelo anterior, a primeira é o fato de que a mudança constante de direção do movimento de leitura pode ocasionar uma perda adicional de tempo, e a segunda é que se uma determinada área de disco continuar a receber requisições com muita frequência, o cabeçote pode permanecer indefinidamente nesta área, causando o problema conhecido como starvation.