• Década de 1980
A primeira versão do Windows foi lançada em 1985, como a primeira tentativa real da Microsoft em permitir ao usuário utilizar uma interface gráfica sobre o sistema operacional MS DOS. Uma das principais novidades foi a forte necessidade de utilização do mouse para operação da interface em um momento em que este dispositivo de E/S ainda era uma inovação no mercado de TI. Abaixo é possível visualizar a interface gráfica do Windows 1.01.
A versão 2 do Windows não apresentou grandes mudanças em relação à anterior, com exceção da inclusão das funcionalidades de minimizar e maximizar, que permitiam a sobreposição entre as janelas dos aplicativos, e da criação de um painel de controle para centralizar as configurações do sistema, elementos ainda presentes nas versões mais recentes do SO. A criação desta versão do Windows foi um dos fatores responsáveis por tornar a Microsoft a maior empresa vendedora de software no ano de 1988.
Até esta versão, era possível executar o Windows apenas com a utilização de disquetes, ou seja, sem a necessidade de se ter um disco rígido. O SO foi desenhado desta forma em função de uma realidade de momento, em que as tecnologias de armazenamento de disco ainda eram recentes e o custo associado a aquisição deste componente de hardware era alto.